terça-feira, 22 de setembro de 2009

Lei n° 10.639/03 - Fique por dentro!


A Lei n° 10.639/03, sancionada em 9 de janeiro de 2003, pelo Presidente Luís Inácio Lula da silva torna obrigatório, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, o ensino sobre História e Cultura Afro-brasileiras, contemplando o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, valorizando a participação dos povo negro na área social, econômica e política pertinentes a História do Brasil.

A Lei visa uma valorização da Cultura negra no Brasil, se contrapondo ao modelo educacional vigente baseado na super - valorização da Cultura Européia, que ajuda na sustentação de estereótipos, formando indivíduos preconceituosos e com receio de assumir sua identidade.
Certa vez, numa conversa informal com uma amiga, onde eu falava sobre alguns projetos que tenho em mente relacionados à efetivação da Lei no Município de Paulo Afonso, ela me indagou comentado sobre o número da população negra na cidade não se tratar de algo tão significativo.
À partir do conhecimento sobre a lei, sobre a relação étnico/racial no âmbito educacional e da necessidade de incluir no currículo essa temática, acredito que a posição da minha amiga foi equivocada.
Não trata-se de uma modalidade de educação, onde necessita-se de um público específico, discutir sobre as questões étnicos/raciais e promover medidas efetivas de valorização da cultura negra na nossa sociedade é algo que interessa a todos os brasileiros. Ou seja, é uma questão da sociedade brasileira e também mundial quando ampliamos a nossa reflexão sobre as relações entre negros e brancos, entre grupos étnicos raciais, nos diferentes contextos internacionais. Enfim, ela é uma questão da humanidade.
Jaciede Rodrigues.

4 comentários:

Anônimo disse...

Primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog, achei muito interessante. E queria comentar o comentário da sua amiga. Acho que o pensamento dela acaba refletindo um dos grandes problemas na aplicação da lei 10.639/03 em nosso país, o desconhecimento, e por não conhecê-la acabam formando opiniões extremamente equivocadas. A lei visa romper o eurocentrismo contido em nosso país, e romper a visão eurocêntrica passa também pelo outro (branco), e não só pelo negro. Como já foi dito por Jaciede.

Sempre quando se discute a questão étnico-racial caímos nesta dialética do que se informa X senso comum (achismo) Assim é difíííííííícilll...

AXÉ

Unknown disse...

Primeiramente,racismo é burrice,já se foi o tempo de olharmos com desigualdade um para o outro.Seria muito bom que vivessemos numa sociedade totalmente igual em direitos e deveres,oque não ocorre,por conta do passado dificil dos negros,oque leva os brancos á se acharem melhores,e não dão importância ao que significou o esforço dos negros,mesmo sendo escravizados,no crescimento do nosso país,e de tantos outros.Todos nós viemos do mesmo pó,e ao mesmo pó voltaremos,sem descrição de raça.

P.s. Estou adorando esse seu blog Jaciede,muito importante sua iniciativa.

Jaja disse...

Sem dúvidas LeuZ. E a EDUCAÇÃO tem um papel fundamental nesse resgate e valorização cultural do negro na sociedade brasileira. E é exatamente isso que EU como educadora me preocupo e, mais do que isso, tento sensibilizar e ser uma multiplicadora dessa iniciativa de mudança em relação as questões étnico/raciais no âmbito educacional.

PS: Mto obrigada Leuz, fico feliz de verdade em saber que gostou do blog. ;)

Unknown disse...

Ola, parabens pelo blog.
Voce poderia ter dito a sua amiga que o numero de quimicos e fisicos em Paulo Afonso é muito menor que o de negro, no entanto essas matérias são amplamente exploradas nas salas de aula.