quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Cultura ao Gosto Popular!


Cultura Popular: Essa denominação foi criada por teóricos, estudiosos e persquisadores; a cultura popular é feita pelo povo e para o povo; é milenar (resiste ao tempo).
Cultura de Massa: Foi criada pelo Sistema e é manipulada e produzida pelos mesmos; consumida pela massa; não é milenar, pois se caracteriza pelo seu caráter temporário.
Cordel: Muita gente não sabe mas o Cordel é de origem árabe, leva essa denominação por serem comercializados pendurados em cordões, os desenhos utilizados são chamados de Xilogravura ( processo de gravação em relevo que utiliza a madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado). Os Cordelistas falam sobre diversos temas e colocam em seus versos suas opiniões, insatisfações, contam estórias, fazem homenagens, enfim... os temas do Cordel são inúmeros!
Patativa do Assaré, como narrador do progresso nos meios de comunicação expôs em Presente Disagradável suas convicções autênticas, sobre o aparelho de televisão:
"Toda vez que eu ligo ele
No chafurdo das novela
Vejo logo os papo é feio
Vejo o maior tumaré
Com a briga das mulhé
Querendo os marido alheio
Do que adianta ter fama?
Ter curso de Faculdade?
Mode apresentar programa
Com tanta imoralidade !"
(Patativa do Assoré)

3 comentários:

Simone Ramos disse...

Oi...Jaciede, você leu um livro sobre Martin...que bacana, eu ainda não li, bom...acho que o sonho dele meio que esta sendo realizado, nos E.U.A enfim elegeram um negro a presidência,...meio caminho andado. Martin deve estar feliz...rs rs, bjokas flor.

Simone Ramos disse...

"Cultura ao Gosto Popular!"... adoro literatura de cordel, por aqui não se vê cordel, é mais aí no Nordeste... eu adoro. eu não sabia que era de origem árabe, bom saber. A muita dessa cultura em PE, aí em P.A existe as barracas na feira que vende né? Cultura é muito bom...cada região tem seus tesouros, que não devem ser esquecidos de forma alguma não é verdade? Bjokas...começo a escrever rsrs...daí não quero parar mais...rsrs.

Jaja disse...

Simone, fiz uma Oficina e participei de um grupo tematico na Faculdade que falava sobre o Cordel e algumas outras manifestações da Cultura Popular. Fiquei fascinada com tudo que aprendi!!! beijoss e valeu pelos comentarios!!! ;)