sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Cinema!

Nessas férias me dediquei a assistir alguns filmes que abordam a temática étnico racial, que podem e devem ser abordados em sala de aula tomando como objetivo uma abordagem crítica tanto do papel do negro(a) na sociedade em diferentes épocas e lugares, como levar um conhecimento sobre a cultura de diferentes países que fazem parte do continente africano. É só adaptar os filmes as diferentes faixas etárias e trabalhar com a turma com criatividade!





A Cor Púrpura (en: The Color Purple), é um filme estadunidense1985, do gênero drama, dirigido por Steven Spielberg e baseado no romance epistolar da premiada escritora afro-americana Alice Walker, que trata de questões de discriminação racial e sexual.  











Men of Honor (Homens de Honra no Brasil e em Portugal), é um filme norte-americano de 2000, dirigido por George Tillman Jr., com guião de Scott Marshall Smith e banda sonora de Mark Isham.
No elenco, Cuba Gooding Jr., Robert de Niro, Charlize Theron e Powers Boothe, entre outros.










Hotel Rwanda ( Hotel Ruanda) é um filme de 2004 dirigido por Terry George e estrelado por Don Cheadle, Nick Nolte, Joaquin Phoenix, Desmond Dube e Sophie Okonedo.
O filme é uma co-produção da Itália, Reino Unido e África do Sul, e relata a história real de Paul Rusesabagina, que foi capaz de salvar a vida de 1268 pessoas durante o genocídio de Ruanda em 1994. Logo depois das primeiras exibições, sua história foi imediatamente comparada com a de Oskar Schindler.




Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento anti-apartheid, como ativista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista. Passou a infância na região de Thembu, antes de seguir carreira em Direito. Em 1990 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz, que foi recebido em 2002.    


Titulo original: (Kirikou et la Sorcière), 1998 (França)
com direção de Michel Ocelo, gênero animação. O filme se passa na África Ocidental onde nasce um menino minúsculo, cujo tamanho não alcança nem o joelho de um adulto, que tem um destino: enfrentar a poderosa e malvada feiticeira Karabá, que secou a fonte d'água da aldeia de Kiriku, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la e ainda pegou todo o ouro que tinham. Para isso, Kiriku enfrenta muitos perigos e se aventura por lugares onde somente pessoas pequeninas poderiam entrar.

Preparem a pipoca e boa sessão!


 

2 comentários:

JR disse...

Boas dicas, mesmo sem as férias, vale tirar um tempo e curtir qualquer um desses, tentarei faze-lo.
Valeu pelas dicas Girl. :)

Unknown disse...

homens de honra.... um dos melhores filmes que já vi...
uma lição para todos os seres humanos