segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

MITOS, LENDAS, FÁBULAS E CONTOS.

MITOS: O mito é uma forma de narrativa utilizada pelos povos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos esses componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram. Um dos objetivos do mito é transmitir conhecimentos e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado. Todas as culturas possuem seus mitos. Alguns assuntos como a criação do mundo, são bases para vários mitos diferentes.


LENDAS: É uma narrativa baseada na tradição oral e de caráter maravilhoso, cujo argumento é tirado da tradição de um dado lugar. Sendo assim, relata os acontecimentos numa mistura entre referenciais históricos e imaginários. A lenda tem caráter anônimo e, geralmente, está marcado por um profundo sentimento de fatalidade. Tal sentimento é importante, porque fixa a presença do DESTINO, aquilo contra o que não se pode lutar e demostra o pensamento humano dominado pela força do desconhecido. O folclore brasileiro é rico em lendas regionais. Destacam-se entre as lendas brasileiras: "Boitatá", "Boto-cor-de-rosa", "Caipora ou Curupira", "Iara", "Lobisomem", "Mula-sem-cabeça", "Negrinho do Pastoreio", "Saci Pererê" e "Vitória Régia."


FÁBULAS: Narrativa inverossímel*, com fundo didático tem como objetivo transmitir uma lição de moral. É oferecido, então, um modelo de comportamento maniqueísta*, em que o "certo" deve ser copiado e o "errado", evitado. Caracteriza-se pela presença de animais e o uso constante da natureza para a alegorização da existência humana aproximam o público das "moralidades". Assim apresentam similaridade com a proposta das parábolas bíblicas. A proposta principal da fábula é a fusão de dois elementos: o lúdico e o pedagógico. As histórias ao mesmo tempo que distraem o leitor, apresentam as virtudes e os defeitos humanos através de animais. Acreditaram que a moral, para ser assimilada, precisava da alegria e distração contida na história dos animais que possuem características humanas. Desta maneira, a aparência de entretenimento camufla a proposta didática presente.


CONTOS: Narração densa e breve de um episódio da vida, mais condensado do que a novela e o romance. Em geral, não apresenta divisão em capítulos. O conto tem uma estrutura fechada, com um número reduzido de personagens, a linguagem é simples e direta, não se utiliza de muitas figuras de linguagens ou de expressões com pluralidade de sentidos e possui apenas um clímax. Ao contrário da novela ou do romance, na qual a trama desdobra-se em conflitos secundários. O conto é conciso*.


Como sugestão de leitura, para compreender e conhecer sobre esses diferentes gêneros literários, eu indico o livro de Celso Sisto - Mãe África no qual o autor reúne diversas histórias do continente africano, ressaltando a diversidade de etnias presente no continente. e valorizando as narrativas oriundas da tradição oral. Os leitores ainda terão o prazer de conhecer sobre a religiosidade e espirutualidade presente no cotidiano africano, um pouco da saborosa culinária, dos saberes e da linguagem presente no continente, os quais exercem grande influência na cultura brasileira. É um ótimo livro para trabalhar a Interdisciplinaridade nas escolas. Envolvendo as diversas ciências e expressões artísticas é possível elaborar atividades diversas e significativas, além de valorizar a diversidade étnica em sala de aula e contribuir para o conhecimento da cultura africana que muito se entrelaça com a nossa.
Vocabulário

*Conciso: Que exprime muitas coisas com poucas palavras. Breve; curto; denso; preciso; sucinto.
*Iverossímel: Inacreditável; incrível.
*Maniqueísmo: Filosofia dualística que divide o mundo entre Bem, ou Deus, e Mal, ou o Diabo.


Referências:

ARAÚJO, Ana Paula (2007). Conto. Acesso em 12 de janeiro de 2010, disponível em: http://www.infoescola.com/redacao/conto/;
ARAÚJO, Ana Paula (2007). Mito ou Lenda?; Acesso em 12 de janeiro de 2010, disponível em: http://www.infoescola.com/redacao/mito-ou-lenda/;
ERNANI, Terra; NICOLA, José. Gramática, Literatura e Produção de Textos para o Ensino Médio. São Paulo - SP, 2° Edição, Ed. Scipione, 2003.
OLIVEIRA, Cristiane Madanêlo. Estudo das Diversas Modalidades de textos Infantis. [online] Disponível na internet via WWW URL: http://www.graudez.com.br/litinf/textos.htm Capturado em 12/1/2010;
STRECKER, Heidi. Conto: Características dos gêneros literários. Acesso em 12 de janeiro de 2010, disponível em: http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1706u25.jhtm.



11 comentários:

verinha disse...

Olá, Jacieide,amei seu trabalho, ele pode ajudar meu filho a fazer seu trabalho de português.

Anônimo disse...

adorei o seu trabalho mi ajudou

bastante no trabalho da escola

Anônimo disse...

adorei o seu trabalho mi ajudou

bastante no trabalho da escola

Anônimo disse...

oi vc me ajudou muito no meu trabalho obrigado

Anônimo disse...

Obrigado Tiaw , ajudoou muitto .
-Trabalho de Português .

Anônimo disse...

adoreiiiiii salvou a minha vida agora tenho certeza que vou passar de ano

Anônimo disse...

Ola, a grafia correta seria Inverossímil.

Unknown disse...

Obg ajudou muito . precisava muito disto agr vou fechar minha prova sem duvidas

Unknown disse...

Obg ajudou muito . precisava muito disto agr vou fechar minha prova sem duvidas

Anônimo disse...

Ajudou muito,pensei que estaria perdido em relação a achar este conteúdo!

Unknown disse...

Gostei muito bom