terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Etnomatemática

A matemática cumprindo o seu papel de respeito a diversidade étnica no âmbito educacional.
Através de um currículo dinâmico é possível levar para sala de aula brincadeiras e jogos de origem indígena e africana que irão facilitar a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Além de diversificar a prática pedagógica, contextualizando os diversos conceitos matemáticos, as brincadeiras e jogos servirão para resgatar e valorizar as mútiplas culturas inseridas nos diversos espaços educacionais, que contribuíram para a história e evolução da Matemática. Mais uma forma de "fazer valer" a lei 11.645/08 que torna obrigatório nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. Só assim, teremos uma educação democrática e igualitária para todos(as)!

2 comentários:

Simone Ramos disse...

Etnomatemática Jaja!

Nunca tinha ouvido falar...bem interessante.Lembro que quando fiz magistério, pedia-se muito o uso de jogos didáticos para se ensinar matemática, pois prende a concentração da criança...a frase "aprende-se brincando" cai bem na matemática.

Percebi que você destesta preconceito com relação as crianças negras, é muito bonito da sua parte, é bem sabido que a inclusão e o próprio preconceito que elas tem consigo mesma devem ser trabalhado na infãcia, ou seja, na escola. Queria falar mais...mas fico até sem palavras.

Te admiro.

Beijos

Simone Ramos disse...

Amanhã meu blog, faz 1 aninho...dá uma passada lá, faço questão da sua presença. :*

Beijos