domingo, 5 de abril de 2009

Tô cansada de tanta babaquice, tanta caretice!



Mais um fim de período na facul... E esse foi um daqueles!! Muito estresse, muita correria... Trabalhos, seminários, prova, estágio, projeto!! Ufaaaaaaa!!!
Mas também foi um dos períodos, sem dúvida, mais proveitoso!!! Cada semestre me apaixono mais pelo curso e fico mais motivada pra ir até o fim e aproveitar ao máximo pra construir...
Sim, mas o que isso tem a ver com o título que dei a essa postagem??
Bem, fazemos muito trabalho em grupo na faculdade e até mesmo pelo curso ser PEDAGOGIA, à todo momento temos de ser criativos, originais e desinibidos para poder apresentar bons seminários e demais trabalhos. Não consigo imaginar um educador preconceituoso, sem criatividade, ou então, sem originalidade pra tratar de educação em um país carente de boas idéias e de autenticidade. É difícil, entendo que temos lutar contra o nervosismo, contra a vergonha, pra chegar lá na frente e falar o que pensamos, expor uma idéia, um ponto de vista... Tenho consciência que certas pessoas possuem um maior poder de discurso, são mais desinibidas e outras que deixam a desejar! Mas, não tô falando de dom, tô falando de superação, de querer "fazer diferente" e superar seus medos... No nosso último trabalho, que foi da disciplina de Artes e Educação, tivemos que montar um tipo de homenagem a Cássia Eller, trabalhamos em conjunto com o 2° período que trouxe uma homenagem à Renato Russo e com o 6° que apresentou cantigas de roda. Nesse trabalho, tivemos de trabalhar como uma única equipe, ou seja, a sala teria de se unir pra poder sair um trabalho digno e bem feito!!! Porém, não foi isso que aconteceu, e daí toda a minha decepção... Quanta falta de união, de originalidade e quanto preconceito nas pessoas. Às vezes acho que saio prejudicada com tudo isso! Levamos um "banho" dos calouros do 2° período, de criatividade, ousadia e união!
Esse foi um período, também, que recebi muitos elogios e isso foi bom tanto pro ego, logicamente, quanto pra me dá forças de superar à falta de tempo, o estresse e estudar mais, construir e tentar pôr um pouco em prática tudo que estou aprendendo... Quero fazer as coisas diferente, melhor, trazer coisas novas e as pessoas não estão aptas e abertas pra construir com você, serem criativas e "ir lá e fazer mesmo!", entende?!

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que tudo vai melhorar quando muitos do nosso curso pararem de vomitar aquelas frases lindas de Paulo Freire nos seminários, e passarem a por em pratica um pouco do que tanto defendem, aí sim, teremos um curso de pedagogia e formaremos pedagogos.

DICA:

Ao invés de seguirmos as palavras vamos deixar que as palavras apenas nos sigam...