A matemática cumprindo o seu papel de respeito a diversidade étnica no âmbito educacional.
Através de um currículo dinâmico é possível levar para sala de aula brincadeiras e jogos de origem indígena e africana que irão facilitar a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Além de diversificar a prática pedagógica, contextualizando os diversos conceitos matemáticos, as brincadeiras e jogos servirão para resgatar e valorizar as mútiplas culturas inseridas nos diversos espaços educacionais, que contribuíram para a história e evolução da Matemática. Mais uma forma de "fazer valer" a lei 11.645/08 que torna obrigatório nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. Só assim, teremos uma educação democrática e igualitária para todos(as)!
2 comentários:
Etnomatemática Jaja!
Nunca tinha ouvido falar...bem interessante.Lembro que quando fiz magistério, pedia-se muito o uso de jogos didáticos para se ensinar matemática, pois prende a concentração da criança...a frase "aprende-se brincando" cai bem na matemática.
Percebi que você destesta preconceito com relação as crianças negras, é muito bonito da sua parte, é bem sabido que a inclusão e o próprio preconceito que elas tem consigo mesma devem ser trabalhado na infãcia, ou seja, na escola. Queria falar mais...mas fico até sem palavras.
Te admiro.
Beijos
Amanhã meu blog, faz 1 aninho...dá uma passada lá, faço questão da sua presença. :*
Beijos
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