quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Participação no 22° EBEPe - Encontro Baiano dos Estudantes de Pedagogia.

Ocorreram entre os dias 12 e 15 de novembro o 22° EBEPe - Encontro Baiano dos Estudantes de Pedagogia aqui na UNEB - Campus VIII, com o tema: Educar para a Diversidade. E no dia 14/11, num domingo pela manhã, fui convidada para ministrar o G.D sobre Diversidade Étnica na Educação e quero compartilhar com vocês alguns registros e deixar meus parabéns e meu muito obrigada pelo convite, com certeza foi uma experiência riquíssima enquanto pedagoga e pesquisadora desta área! As experiências trocadas e o reencontro com pessoas engajadas nesta luta por uma educação plural e democrática foi muito satisfatório e sempre encorajador.




Propostas encaminhadas pelo G.D: Diversidade Étnica:



* Fomentar a discussão, na educação de jovens e adultos, sobre as questões étnicas.

* Propor aos órgãos públicos que disponibilizem material didático que valorize a diversidade étnica nos diversos espaços educacionais.

* Disponibilizar cursos de capacitação para professores na área especifica da cultura afro-e indígena, buscando a aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08.

* Criar uma organização, comissão ou conselho que defenda as causas indígenas e negras.

* Garantir uma cadeira nos conselhos de controle social para representantes das causas indígenas e negras.

* Trabalhar as implementações das leis 10.639/03 e 11.645/08 nas universidades em diferentes disciplinas.

* Cobrar dos núcleos de extensão dentro das universidades uma maior aproximação entre a comunidade e a produção científica acerca da diversidade étnica.

* Implementar grupos ou núcleos de estudos afro brasileiro e indígenas com participação da comunidade e estudantes das universidades e escolas publicas.

* Maior compromisso de educadores da educação infantil em trabalhar valorização da identidade afro indígena.

* Inclusão da literatura afro e indígena nas escolas de ensino infantil, fundamental e médio.

* Criar um espaço nas redes sociais com compartilhamento de informações, experiências, informações e produções acadêmicas acerca da temática étnico-racial.