domingo, 13 de dezembro de 2009

África Brasil - Origens Africanas num país chamado Brasil!

Neste vídeo, você conhece o trabalho de música realizado pela Educadora Nota 10 de 2008, Luciana Nascimento Santos, de São Paulo. As crianças conheceram as origens africanas da música brasileira, aprenderam a tocar instrumentos de percussão, fizeram uma pesquisa sobre imagens e figurinos das danças tradicionais e estudaram a capoeira.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Etnomatemática

A matemática cumprindo o seu papel de respeito a diversidade étnica no âmbito educacional.
Através de um currículo dinâmico é possível levar para sala de aula brincadeiras e jogos de origem indígena e africana que irão facilitar a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Além de diversificar a prática pedagógica, contextualizando os diversos conceitos matemáticos, as brincadeiras e jogos servirão para resgatar e valorizar as mútiplas culturas inseridas nos diversos espaços educacionais, que contribuíram para a história e evolução da Matemática. Mais uma forma de "fazer valer" a lei 11.645/08 que torna obrigatório nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. Só assim, teremos uma educação democrática e igualitária para todos(as)!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

São Salvador!

Muito estilo, Muito ritmo, Muita jinga, Muita beleza e Muito sabor!


































































Grupo Didá, palavra que em Yorubá significa: "O Poder da Criação". Atitude e identidade feminina negra no Pelô!
Memorial das Baianas


Herdeira dos ganhos, as baianas de tabuleiro, baianas de rua, baianas de acarajé ou simplismente baianas, segundo o costume regional, preservam receituários ancestrais africanos, que têm origem, sobretudo na costa ocidental africana, com destaque para os Iorubá. Verdadeiras construtoras do imaginário que identifica a cidade de Salvador - com suas comidas, sua idumentária, seus tabuleiros e suas maneiras de vender -, essas mulheres monumentos vivos de Salvador e dos terreiros de Candomblé, são um tipo consagrado revelador da história da sociedade, da cultura e da religiosidade do povo baiano.


Mercado Modelo, um resgate da história do Tráfico Negreiro.











Farol da Barra











Vista do Elevador Lacerda!